top of page

Comer ou Não Comer nas Férias?


Uma pergunta tão popular que o próprio Shakespeare deve ter pensado isso a cada dezembro. Desde o dia 24 de dezembro até a véspera de Ano Novo ninguém realmente sabe que dia é (não briga comigo sobre isso, todos sabemos que é verdade); são apenas dias de comilança sem fim. Claro, este ano será diferente... mas essa velha pergunta ainda permanece.

Gosto de pensar que sou uma pessoa que vive a vida ao máximo. Eu não me limito se não quero e isso se estende à minha jornada de fitness também.

Minha alimentação saudável vem de um mundo de abundância, não restrição, e é assim que eu quero que os outros vejam isso também.

É por isso que eu insisto que as pessoas começem suas próprias jornadas de fitness e conheçam seu próprio corpo. Minhas escolhas vêm de respeitar o que faz meu corpo se sentir bem/mal. Eu sei do que ela vai gostar... ou não, como também sei como ela vai reagir. Pão é minha fraqueza, às vezes eu exagero e acabo pagando por isso mais tarde, mas cada um desses momentos sabia o que estava escolhendo fazer, e me apoiei.


Todos estamos em uma parte diferente de nossas jornadas fitness. Talvez você esteja se preparando para algo que precisa estar o seu melhor fisicamente. Nesta situação, para você, é melhor manter suas específicas refeições planejadas. Talvez você esteja apenas começando e está lentamente tirando os alimentos familiares do seu cardápio e fazendo a transição para um novo. Nesta situação, você só quer comer porções menores de alimentos que você sempre comeu durante as férias. Talvez você sempre é disciplinada(o) e se permite "dias de trapaça" nos feriados. Nesta situação, você come tudo que quiser.

O que seja a sua situação, sua ação sempre tem que ser algo que você concorda, porque você quer, não porque você é obrigada(o).

Sempre comi a comida que quero nas férias e viagens, porque- por que não?! Sigo as minhas regras de alimentação saudável que meu corpo precisa o ano todo. Uma jornada fitness é 365 dias por ano. Alguns dias comendo/não comendo o que você quer não é um reflexo do que você tem feito o resto do ano. O pior é ter uma relação ruim com a comida. Culpa alimentar?


Quem inventou isso? Por que há tantas batalhas internas que temos que lutar com indústrias querendo lucro?


Mas sei que leva tempo para apagar pensamentos que tomaram tanto do seu tempo. Então, onde for que você esteja na sua jornada fitness e com seu relacionamento com a comida, aqui estão algumas dicas para ajudá-la(o) com sua alimentação de férias. Daí você decide o que é melhor para você.

E se eu quiser manter minhas metas?

  • Experimente receitas saudáveis! Introduza pratos nutritivos à mesa de natal e talvez eles se tornem um dos seus pratos tradicionais para os próximos anos.

Confira minha recieta de Molho Picante de Iogurte + Coentro ou as Receitas de Férias Saudáveis no Pinterest para você começar!

  • Coma uma refeição rica em proteínas antes das celebrações começarem. Vá moderadamente cheia(o) e escolha qualquer refeição alinhada com seus objetivos de condicionamento físico. Isto pode ser uma opção se realmente não quiser comer muito do que vai estar presente, ou se você se sentir tentada(o) por alguns pratos. Para alguns de nos, apenas um dia de alimentação "não saudável" depois nos motiva a fazê-lo novamente nos dias seguintes, portanto nos tirando de nosso caminho disciplinado. Eu sei que é mais difícil se manter comendo saudável com membros da família presentes, especialmente se não estão numa jornada fitness e querem coagi-la(o). É mais fácil ceder se estiver com fome. É por isso que comer uma refeição ou vitamina que vai mantê-la(o) cheia(o) por mais tempo pode ajudar.

Confira meu quadro de Receitas Ricas em Proteínas no Pinterest! Você também pode fazer uma quantidade maior da receita escolhida, comer um pouco antes de sair, e levar o resto para a celebração para compartilhar com os outros.


E se eu quiser aproveitar tudo que estiver na mesa?

  • Coma com moderação. Nada está fora dos limites, mas fique atenta(o) às proporções. Um bom guia seria comer de acordo com um destos guias de proporção do ISSA ou Harvard. Você eschole qual é melhor para você. No primeiro guia (ISSA) o círculo menor representa um copo de água ou chá. O círculo de tamanho médio seria seu pratinho de frutas ou sobremesa. E o círculo maior representa seu prato da refeição- a metade do prato deveria ser vegetais, um quarto do prato deveria ser proteina, e as duas outras partes são: uma para gordura saudável (nozes, azeitonas, sementes, abacate, azeites...) e a outra para amidos (batatas, pão, carboidratos integrais...).

No segundo guia (Harvard) você deve beber água, chá ou café sem ou com pouco açúcar. A parte verde é uma proporção de vegetais (não inclui batatas e batatas fritas). A parte vermelha é uma proporção da fruta. A parte laranja é uma proporção de proteínas, limitando carnes vermelhas e queijos. A parte marrom é a proporção de grãos inteiros (arroz integral, pão de trigo, macarrão inteiro ...). E a parte amarela é a proporção da gordura saudável que é o óleo que você cozinha (azeite / canola ...) e o óleo que você põe em cima da salada.

  • Ouça as sugestões do seu corpo. Claro, coma o que quiser, mas muitos de nós comemos com os olhos e pagamos as consequências depois. Acredite, às vezes acho que tenho um buraco negro no estômago pelo quanto sei que posso comer depois que meu corpo disse que está cheio... e então me sinto mal. Pão branco e farinha branca me fazem sentir inchada, então eu sei quando meu corpo me diz que já teve o suficiente. Por outro lado, meu corpo pode comer proporções maiores de grãos integrais... e assim como mais.

  • Ceda a todos os seus desejos. Você tem um ano inteiro para se exercitar e comer saudável, você não vai explodir comendo o que quer por alguns dias. Nossos corpos podem estar mais inchados (fique ligada(o) para um blog pós-ferias para combater o inchaço), mas ser fitness também é mental. Se te faz feliz, vale a pena. Comer algo que tenha emoções negativas ligadas a ele faz mais mal do que bem. Este blog e sua mente devem ser uma zona LIVRE de culpa alimentar! Ninguém tem tempo para isso.

Então, com isso, desejo a todos vocês umas refições felizes e


Keeping it Merry and Simple,

Camila

Recent Posts

See All

No need to login, leave a comment down below! Thank you!

bottom of page